Válcula para controle de fluxo de água da rua

Oi pessoal, sou novato aqui, instalei meu HASS recentemente e comecei a brincar com algumas coisas, mas agora tenho um problema real pra resolver e não achei muita informação.

Gostaria de saber se alguém conhece algum produto ou componentes que possam ser usados para controlar o registro de água que vem da rua na minha casa? Contextualizando:

Uma das minhas caixas d’água tem transbordado com frequência, já troquei a boia duas vezes e, por algum motivo que ainda não diagnostiquei, as duas estragaram. Suspeito que a pressão da água aqui é tão forte que chega a danificar o braço da boia. Com isso tenho precisado abrir manualmente o registro, deixar as caixas d’água encherem e manualmente desligar o registro. Ocorre que eu viajo com frequência e recentemente fiquei uma semana fora de casa, daí quando cheguei descobri que esqueci de fechar o registro e me deparei com o ladrão da caixa cuspindo água por mais de uma semana, gerando desperdício, prejuízo e transformando meu quintal num lamaçal.

Minha ideia é colocar esse registro/válvula logo após o hidrômetro da fornecedora, de modo que eu possa acioná-lo remotamente e monitorar seu estado de fechado ou aberto. Inicialmente não preciso sequer medir os níveis das caixas, porque espero conseguir diagnosticar e solucionar o problema da boia, mas quero ter essa segurança extra de, quando viajar, poder me certificar que o registro ficou fechado em casa.

Googlando por aí eu encontrei esse produto que parece fazer o que eu quero, mas também pensei que talvez dê pra usar um desses controladores de irrigação. O que me deixa mais inseguro é justamente a capacidade desses produtos de dar conta da pressão da água, e no caso do controlador de irrigação não ter um bypass manual pro caso de faltar energia e eu precisar abrir o registro.

Algum de vocês já fez coisa parecida? Sou programador por profissão então pra mim é tranquilo fazer um esquema com ESP e criar minha própria solução, mas pela urgência do negócio fico feliz em comprar um produto comercial também :sweat_smile:

Se o teu registro for de 1/4 de volta, use um produto desse tipo.

1 curtida

Ahhh massa isso aí, meu registro hoje é uma torneirinha de plástico meio fuleira, mas já estava pensando em trocar porque é uma baita gambiarra. Bom que funciona pro gás também que é outra coisa que seria legal desligar quando viajo.

Bom dia. Um dia desses ví um vídeo no YT de uma pessoa usando uma válvula solenóide para coisa análoga… ele queria ligar e desligar a irrigação. Fez uma gambiarra colocando uma tomada wifi para alimentar a válvula (que precisa de energia para abrir, pois o padrão dela é fechado).

Talvez procurar uma válvula com conectividade seja uma boa… nunca usei, mas achei essa.

Boa sorte e dá retorno!