O que é o Home Assistant

De uma forma bem resumida, você pode pesquisar mais a fundo se quiser entender mais detalhes. O HA (Home Assistant) é um sistema de automação residencial. Esse sistema é totalmente FREE (Código aberto).

Ele não é um aplicativo para celular, ele é um sistema que pode ser instalado em um computador, veja algumas maneiras de instalação do HA:

  • Em um computador Windows com uma máquina virtual (linux);
  • Em um computador Windows com Python instalado;
  • Em um computador Linux;
  • Em um RaspBerry ou em outros computadores como um Intel NUC, ou um notebook mais velho que está parado em sua casa;
Obs.: Não é possível instalar diretamente em um celular ou tablet. Mas se você tem instalado o home assistant em algum computador ou micro-computador, você pode acessar tranquilamente o seu HA através de qualquer dispostivo móvel (smartphone, tablet, etc.), desde que tenha acesso a internet e um navegador (chrome por exemplo).

Site oficial do Home Assistant: https://www.home-assistant.io/

Home Assistant

Home Assistant

Sistema de automação residencial, com ampla possibilidade de integrações entre diversos dispositivos de diversas marcas.

Para que serve o Home Assistant? Porque "devo" instalar/utilizar?

Já sabemos que ele é um sistema de automação residencial, e com ele, você pode automatizar diversos dispositivos smarts dentro da sua residência.

O que é possível controlar na minha residência? Alguns exemplos:

  • Luzes;
  • Ar Condicionados;
  • TV's e Sons (Sound bar, home theater, blu-ray, DVD, etc.);
  • Computador;
  • Tomadas;
  • Monitoramento de temperatura, umidade, luminosidade, pressão do ar dentro de cada ambiente (sala, dormitório, cozinha, etc.) de sua residência;
  • Monitoramento de consumo de energia por equipamento ou geral, e com isso você tem um valor aproximado de quanto está gastando de energia em tempo real;
  • Monitoramento de consumo de água, ou até mesmo, o nível de água na sua caixa d' água;
  • Colocar um alarme próprio do HA, sem gastar nada ou ter que inserir equipamentos de alarme;
  • Gerenciar suas câmeras com acesso RTSP;
  • Receber notificações através de SMS, Push Notification (pelo celular), Telegram com opção de receber imagens de suas câmeras, textos interativos, etc;
  • Monitoramento do tempo, clima sem custo nenhum. Saber quando vai chover, ou se vai estar de sol o dia inteiro;
Isso é uma porcentagem bem pequena do que o HA pode automatizar com seus dispositivos smarts. Claro, para a maioria dos itens citados acima, você precisa do dispositivo smart na sua residência. Por exemplo a iluminação, você precisa de um interruptor, um swtich ou uma lâmpada smart para conectar ao seu HA.

A instalação é fácil? Preciso entender de Programação?

Sim e não. Depende qual o seu proposito, sua necessidade para esse caso. Mas conheço várias pessoas que não entendem nada de programação e utilizam o seu HA sem grandes problemas.

Mas você vai precisar dedicar tempo para estudar e aprender a utilizar o HA. A boa notícia, é que a utilização do HA vem aumentando muito em todo o mundo, e não é diferente no Brasil. O que acaba criando mais conteúdos como vídeos, artigos, notícias, tutoriais de como instalar, configurar, compartilhar conteúdos, entre outros. No início do ano era muito mais complicado encontrar documentos em português. É claro que comparado a comunidade norte americana ainda tem muito a se criar, mas posso garantir que está evoluindo bastante os conteúdos para os brasileiros, e mesmo os conteúdos em inglês, são fáceis de traduzir e entender.

Se você quer usufruir dessa poderosa ferramenta, e está disposto a dedicar algumas horas do seu dia/semana para estudar, ler, testar, aprender. Você pode até ter algumas dificuldades, como em qualquer projeto. Mas tenho certeza que você será capaz, pois atualmente, a experiência com várias pessoas em toda comunidade facilita muito para quem esta entrando hoje para esse mundo.

Já para quem tem mais experiência com código fonte, torna-se mais fácil o aprendizado.

Site oficial para instalação do HA: https://www.home-assistant.io/getting-started/

Vantagens

Uma das maiores vantagens de se utilizar o HA, é que com ele você pode integrar vários dispositivos de várias marcas para "conversarem" entre si. Ou seja, você não precisa se limitar a comprar dispositivos apenas de uma marca, ou ter que instalar 10 aplicativos diferentes em seu celular para controlar suas automações.

Atualmente o HA tem integrações com 1.467 dispositivos/componentes. Início desse ano (2019) eu entrei nesse mundo, e tinha menos de 1.300, ou seja, está aumentando a cada dia. Como o sistema é totalmente gratuito e é de código aberto, várias pessoas de todo o mundo contribuem para a evolução do sistema, que tem atualizações constantes.

Outra principal vantagem, é que como o HA tem várias integrações, você consegue criar automações entre elas. Exemplos:

Site oficial para instalação do HA: https://www.home-assistant.io/getting-started/

  • Se eu sair de casa (rastreando pelo seu celular com GPS), crie uma automação para desligar todas as luzes, Tv's e ar condicionado;
  • Se a previsão é de chuva, e a janela da sacada estiver aberta, me notificar para eu fechar antes que molhe;
  • Se alguém apertar a campainha, me avise e toque um som. Se eu não estiver em casa, me notifique pelo telegram e me envie a foto da câmera da entrada da casa;
  • Se uma lâmpada estiver acesa por mais de 2h seguidas, desligue automaticamente e me notifique informando que a lâmpada foi apagada;

Não tenho nenhum desses dispositivos, mas gostaria de instalar e aprender antes de decidir entrar no mundo da automação residencial. É possível?

Sim. Se você não tem nenhum dispositivo smart mas gostaria de aprender, entender como funciona, não tem problema. Mesmo sem dispositivos, você consegue configurar seu HA e criar vários sensores sem gastar nenhum centavo, exemplo:

  • Saber minha localização através do meu celular;
  • Previsão do tempo;
  • Integração com o Telegram para receber notificações e interagir;
  • Integrar a velocidade da minha internet;
  • Criar automações para receber o valor do dólar e do bitcoin diariamente, ou cada X intervalo de tempo;
  • Integrar minha agenda do google, e com isso receber alertas e notificações;
Esses são alguns dos exemplo que você não precisar comprar nenhum dispositivo para poder criar a integrações com seu HA. Se você já tem algum dispositivo, OK. Vamos também auxiliar como integrar esses dispositivos.

Como instalar?

Como dito anteriormente, tem várias maneiras de realizar a instalação do HA. Abaixo algumas das alternativas:

Instalar em seu computador através de uma máquina virtual
https://youtu.be/BgD1rHd65sg
Instalar em raspberry
https://youtu.be/06rtq1vVxhg
Instalação Home Assistant (Hass.io) Ubuntu Server
https://youtu.be/4UT6QP0qBLw
Intel NUC
https://youtu.be/i7f75llSSPA

Qual a sua necessidade? O que você deseja automatizar?

Se você já quer saber antes de iniciar a instalação, do que você vai precisar para deixar sua casa automatizada e integrar seus dispositivos com o seu HA, aqui vai algumas dicas, e por isso é importante saber o que você deseja automatizar? Ou por onde você quer começar?

Luzes / Iluminação

Esse é um dos principais motivos de quem deseja iniciar a automatização em sua residência. Aqui vai algumas dicas dos principais dispositivos utilizados pela comunidade:

  • Sonoff touch T1
    Facilmente encontrado nos e-comerces da china (banggood, aliexpress, gearbest) e até mesmo no mercado livre. Com esse interruptor de você pode substituir o interruptor tradicional da sua residência sem grandes modificações elétricas, apenas vai precisar ligar o wifi do interruptor por um fio neutro, que normalmente, é pelo retorno da lâmpada e qualquer eletricista faz sem grandes esforços;
    sonoff touch sonoff touch preto
  • Sonoff Basic R2 e R3
    Esse dispositivo é uma plaquinha, que você pode conectar tanto num interruptor de lâmpada, quanto numa tomada. O problema maior em um interruptor é que você irá precisar adaptar para funcionar como um interruptor de pulso (semelhante ao da campainha);
    Sonoff Basic R3 Sonoff Basic R2
  • Sonoff B1
    É uma lâmpada wifi, que basta você substituir sua lâmpada normal por esse dispositivo e você já terá sua luz automatizada;
    Sonoff B1
  • Xiaomi yeelight ou Xiaomi Aqara LED
    Da mesma maneira que o sonoff B1, a Xiaomi também possui lâmpadas wifi, que basta substituir pela lâmpada tradicional da sua residência, sem realizar qualquer modificação elétrica;
    Xiaomi Yeelight Xiaomi Yeelight RGB Xiaomi Yeelight RGB Xiaomi Yeelight RGB
  • Zemismart Switch Wifi
    Semelhante as funcionalidades do sonoff touch, você também pode substituir o interruptor de sua residência por esse dispositivo, com o fio neutro para alimentar o wifi;
    Zemismart Switch Zemismart Switch

Existem diversos dispositivos e de várias marcas que você pode estar aplicando em sua residência para a parte de iluminação, como da marca Digoo, Positivo, Philips. E para saber o qual o melhor tem muito conteúdo na internet. Vai muito de saber o que você pretende? Estética? Evitar custos? Evitar modificações elétricas? Para cada caso tem suas necessidades, e cabe a você procurar o que lhe atende melhor. O que posso dizer é que alternativas não faltam.

TV's, Sons, Ar condicionados ou qualquer outro dispositivo com controle remoto através de Infra Vermelho (IR)

Talvez esse seja a segunda automação mais desejada pela comunidade. Você gostaria de controlar tudo que tem controle remoto em sua casa? Aqui temos algumas opções de baixo custo.

  • Broadlink PRO e Mini
    O Broadlink (RM Mini 3 e PRO) é um mini controlador de dispositivos infravermelho. Com um aparelho desses em um ambiente, você consegue controlar todos os dispositivos que utilizam controle de infra vermelho, como TV, Sons, Ar concionados, etc. Desde que o aparelho esteja a vista dos seus equipamentos.
    Broadlink RM Mini 3 Broadlink RM 3 PRO
  • Logitech Harmony
    Tem a mesma função que o broadlink, porém com mais opções como um controle universal para todos os seus equipamentos. Inclusive modelos de controle com touch. Porém o preço do equipamento é superior ao broadlink;
    Harmony 1100 Harmony Ultimate Remote Logitech Harmony Smart Control
  • Xiaomi Mi Remote
    Exatamente a mesma função do broadlink. Controlar equipamentos de infra vermelho.
    Xiaomi Mi Remote

Sensores de temperatura, umidade, luminosidade, porte e janelas, de presença ou até mesmo de identificação de água, gás ou fumaça

Existem vários dispositivos que funcionam como sensor para adquirir informações, status, etc.

Xiaomi: Umas das principais marcas nesse quesito. Existem diversos sensores que podem ser integrados com o seu HA e através dele criar automações. A diferença para os dispositivos da xiaomi, é que utilizam a plataforma Zigbee, que é um protocolo semelhante ao Wifi, porém com consumo de energia bem menor.
Alguns modelos abaixo:

  • Sensor de temperatura/umidade/luminosidade
  • Sensor de presença/luminosidade
  • Sensor de porta/janela
  • Sensor de vibração
  • Sensor de água
  • Sensor de fumaça
  • Sensor de gás

Observação: Devido a utilização da tecnologia ZigBee, para conectar os dispositivos é necessário um HUB. Pode ser o Gateway da Xiaomi, CC2531 USB sniffer através do projeto zigbee2mqtt.io, ou até mesmo o Hub Samsung Smarthings.

Sonoff: Outra grande marca se tratando de automação residencial. E não fica diferente para sensores também. A diferença é que os sensores da marca Sonoff são através de Rádio Frequência 433Hz.
Abaixo alguns modelos:

  • Sensor de movimento
  • Sensor de porta/janela

Câmeras com RTSP

Qualquer câmera com opção de RTSP deve funcionar com o HA, você precisará apenas do endereço RTSP da câmera. Por experiência eu recomendo as câmeras intelbras. Isso porque o strem funciona sem grandes dificuldades, não é preciso alterar firmware, etc. O Stream tem um delay de 5 a 6 segundos no máximo, algo considerável.

  • Intelbras
    Intelbras IC3 Intelbras VIP 3230 B G3

Assistentes virtuais

Um dos pontos interessantes são os assistentes virtuais, com eles você pode controlar seus dispositivos por comando de voz. Além disso você pode utilizar eles para informar  notificações, lembretes, informações do que você desejar. E abaixo alguns dos assistentes que tem integração de maneira bem fácil:

  • Google Home
    Google Home Hub Google Home Mini Google Home
  • JBL com Google Home
    JBL Link
  • Amazon Echo (Alexa)
    Amazon Alexa Echo Dot 3ª Geração Amazon Echo Plus 2ª Geração Amazon Echo Show 5

Esses são apenas alguns exemplos de dispositivos que você pode colocar em sua residência e integrar com o HA. Existem diversos outros tipos, modelos, marcas de dispositivos, como cortinas, portões eletrônicos, dispositivos bluetooth, rastreadores de veículos, sensores para monitoração de qualidade da lâmpada, etc.

Para quem já tem mais conhecimento, é possível integrar com IFTTT, Dialogflow, Twilio, Arduino, MQTT, Zigbee, Plex, ESPHome, etc.

Canais de vídeos

Agora que você já conhece um pouco sobre automação residencial com o HA, recomendamos alguns canais de vídeos que falam tanto de HA quanto de dispositivos smarts, são eles:

Vídeos de Portgual:

Vídeos em inglês: