Hass.io

Neste tutorial vamos mostrar como realizar uma instalação do Home Assistant (HA) do Hass.io num Raspberry Pi 3 modelo B e indicar na máquina virtual.

O Hass.io transforma seu Raspberry Pi (ou outro dispositivo) no melhor sistema de automação residencial desenvolvido pelo Home Assistant. Com o Hass.io, você pode se concentrar em integrar seus dispositivos (luzes, tv, sensores etc.) e escrever automações.

O que é necessário?

Você irá precisar de um hardware (equipamento) que possa utilizar o Home Assistant 24h por dia sem desligar. A grande maioria opta pelo Raspberry Pi 3B+ pelo baixo consumo elétrico, mas há diversas alternativas.

Raspberry

Para quem não sabe, o Raspberry é um computador de baixo custo e que tem o tamanho de um cartão de crédito desenvolvido no Reino Unido pela Fundação Raspberry Pi.

O preço de um raspberry varia de R$ 180,00 a R$ 300,00 dependendo se você compra na China ou no Brasil. E recentemente lançaram a versão 4 com diversas melhorias no hardware e com um custo um pouco mais elevado.

Vale ressaltar que até a versão 3, você precisará utilizar um cartão microSD, algumas pessoas jamais tiveram problema com isso, mas diversas outras já reclamaram que o cartão acaba danificando pelo Home Assistant realizar diversas gravações de dados como informações e histórico de seus dispositivos.
Por isso muitos optam por um computador Intel NUC, um notebook parado, ou então agora com a versão 4 do Raspberry é possível colocar um HD/SSD.

  • Raspberry Pi 3 modelo B ou B+
  • Fonte de alimentação de pelo menos 2.5A
  • Cartão Micro SD Card. Pelo menos de Classe 10. Tamanho de 32GB ou maior é o recomendado, mas funciona até com 8GB.
  • Leitor de cartões SD/Micro SD.
  • Cabo de rede Ethernet RJ45 (opcional, o Hass.io também funciona por Wi-Fi embora seja mais rápido e fiável o cabo de rede)

  • Download da imagem de 32 bits ou 64 bits do Hass.io para o Raspberry Pi 3
  • Download do programa Etcher para gravar a imagem do Hass.io no cartão SD
  • Um editor de texto (Exemplo Notepad++)

Máquina Virtual

Para você que não tem condições no momento, ou não quer arriscar comprando um Raspberry ou outro equipamento, nós aconselhamos que você instale o HA em uma máquina virtual. Você irá criar uma máquina virtual no seu próprio computador e não precisará investir em nada. A desvantagem é que seu computador precisa ficar ligado, e com isso dependendo do computador pode gerar um consumo alto na sua rede elétrica, mas para realizar testes, verificar como funciona é uma boa alternativa. Você poderá desligar seu computador, porém quando quiser mexer no seu HA você sempre precisará ligar junto com a MV, e as automações não irão funcionar com a máquina virtual desligada.

  • Um computador ou notebook
  • Disponibilidade de pelo menos 6GB no seu disco rígido
  • Disponibilidade de pelo menos 1GB de Ram (Recomendado 2GB)

Instalação

Raspberry

  1. Colocar o cartão microSD no respectivo leitor para utilizar em seu Computador/Notebook e realizar a gravação da imagem.
  2. Instalar o programa Etcher, abrir o programa e selecionar a imagem do Hass.io que foi baixado e grava-a no cartão SD. A gravação irá demorar alguns minutos, pois o Etcher primeiro grava a imagem e depois valida se e imagem foi gravada corretamente. Se no final for mostrada uma mensagem de erro, repita o processo de gravação,
  3. Quando a gravação for concluída com sucesso, irão aparecer várias mensagens a informar que um determinado drive precisa de ser formatada antes de ser usada. Ignore todas essas mensagens. Os drives não têm nenhum problema, estão apenas formatadas num sistema de ficheiros Linux que o Windows não consegue ler.
  4. Opcional: Se você for utilizar o HA conectado via wifi, você precisará editar a configuração do wifi. Para isso procure dentro do drive microSD um arquivo com o nome "resin-boot" (system-connections/resin-sample). Abra com um editor de texto.
    • Edite o atributo ssid e o psk para os dados da sua rede. Mude também o atributo hidden para false. Vai ficar parecido com o arquivo abaixo:
      [connection]
      id=my-ethernet
      type=ethernet
      interface-name=eth0

      [wifi]
      hidden=true
      mode=infrastructure
      ssid=My_Wifi_Ssid

      [wifi-security]
      auth-alg=open
      key-mgmt=wpa-psk
      psk=super_secret_wifi_password

      [ipv4]
      address1=192.168.1.200/24,192.168.1.1
      dns=8.8.8.8;8.8.4.4;
      dns-search=
      method=manual

      [ipv6]
      addr-gen-mode=stable-privacy
      method=auto
  5. Insira o cartão microSD no seu Raspberry Pi 3. Ligue o cabo de rede Ethernet caso queira utilizar a rede fixa, conecte a fonte de alimentação e ligue seu Raspberry à tomada
  6. A instalação irá iniciar e demorar entre 20 e 60 minutos, dependendo da velocidade da sua Internet.

Máquina Virtual

Para realizar a instalação do Hass.io em uma máquina virtual, recomendados que siga o vídeo baixo do canal Patte Tech.

https://youtu.be/BgD1rHd65sg